Vou colocar aqui conteúdos compilados de muita gente boa. Quando falo aprenda email marketing com quem sabe é justamente isso, pegar o melhor conhecimento com quem faz isso muito bem e compartilha o conhecimento.
Fique ligado e aproveite.
Erros comuns que você deve evitar
- Enviar conteúdo irrelevante;
- Layout da peça que não chama a atenção;
- Enviar e-mails não responsivos (pense primeiro no mobile);
- Enviar sem permissão do destinatário (sim, ainda acontece);
- Não permitir que o opt-in seja uma coisa fácil de ser encontrada no seu site;
- Se o elemento for um botão, então faça ele se parecer com um botão;
- Não testar adequadamente (faça um teste com todas imagens dando erro);
- Enviar sempre no mesmo dia e horário;
- Não tratar descadastros e não engajados;
- Enviar muitos e-mails ou enviar poucos e-mails;
- Não olhar os relatórios;
Coisas que você deveria estar fazendo
- Criar o conteúdo primeiro (textos e imagens);
- Automatizar ao máximo;
- Personalizar como nunca;
- Teste A/B ao extremo;
- Otimizar as imagens;
- Segmentar em grupos relevantes;
- Enviar conteúdos dinâmicos;
- Enviar e-mails no último dia da semana da última abertura feita pelo destinatário;
- Unificar as informações de inteligência de todos os canais que você interagem com o usuário;
- Pensar mais nos interesses do destinatário do que nos seus impulsos de vendas;
- Cuidar mais do assunto e do preheader;
- Compartilhar coisas que não são suas mas são do interesse da sua audiência;
- Utilizar os dados dos relatórios de envios;
Aprenda email marketing com quem sabe
Acompanhe estas empresas (mas não apenas essas), elas tem feito coisas muito interessantes com email marketing ultimamente.
Vá lá e se cadastre para receber. Se for o caso compre alguma coisa, utilize algum serviço e observe o processo de pós-vendas.
Já não faça como outras lojas e empresas, por exemplo a Vivo inferniza a venda de serviços (para clientes que já os possuem inclusive) disponibilizando dados de clientes para “parceiros”, prática também feita pela Netshoes e NET.
Não seja assim, não faça isso com seus clientes. Senão vão acabar como o Walmart, praticamente banido do email marketing dos enviadores sérios.
Compilei essas dicas com informações da Litmus, Return Path, Enchant Agency, Marketing Sherpa, Marketo e Smart Insights.
Isso é tudo? Não, com certeza. Mas vai lhe dar um norte para onde apontar o comboio.
Avante e sempre.