Nos primórdios da Internet, por volta de 1991, creio que o seu maior uso era uma de suas mais poderosas ferramentas (para mim ainda é), os grupos de discussão da Usenet, ou Usenet Newsgroups.
Posso descrever a Usenet como uma imensa rede de distribuição de mensagens. Essas mensagens estão divididas em tópicos com nomes, classificados hierarquicamente. Alguns grupos podem ou não ser moderados por alguma pessoa ou instituição, mas a maioria é livre. É difícil acreditar que você envia um artigo ou um pedido de ajuda e sempre tem uma alma pra responder, e normalmente ajudar.
Porém de 3 anos para cá esse serviço vinha sumindo dos provedores, o que me fez assinar um serviço pago de um provedor especializado em newsgroups. Mas, para minha surpresa e alegria percebi que meu provedor começou a disponibilizar o serviço novamente, e o Google mantém agora uma base indexada dos news desde 1981. Claro que você não vai encontrar os famosos alt.bin com milhares de fotos de mulher nua, nem mp3 ou divx, se quiser estas features vai ter que pagar um provedor como eu. Ainda assim ele tem a maioria dos grupos lá, com cerca de 700.000.000 de mensagens. Tem de tudo, política, tecnologia, vida, debates pessoais, etc.
Eu estou cavocando esses news porque são realmente úteis, as vezes o suporte da Microsoft ou da Macromedia respondem mais rapidamente por ali do que através da abertura de um chamado técnico. E falo isso também porque nossos amigos pilotos das BBS transmitiam e recebiam as mensagens na calada da noite, fazendo ligações internacionais noturnas a 2400 bps ajudaram a fomentar este prático serviço.
Conheço algumas pessoas, aliás, doutores, que conheceram pessoas de instituições de ensino fora do Brasil através dos news e hoje ostentam títulos conquistados lá fora. Tudo se iniciou ali. Agradeço ainda ao pessoal da Ufrgs e ao velho Vortex, pelas conexões no passado. Se alguém utiliza os news e leu isso, por favor, me deixe saber!