Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto e corredor muito muito amador.

A satisfação e o planejamento

Tenho verificado nos últimos tempos, em função de diversos fatores, o aumento desordenado de projetos entrando em fase de execução, sem que todas as premissas do bom planejamento tenham sido sequer lembradas. E isso em vários tipos de empresas com as quais me relaciono, de desenvolvimento, fornecedores de infra-estrutura e outros.

Ainda é fato que os consumidores (as empresas tem dois tipos de público, clientes e consumidores) tem forçado sobremaneira a redução do investimento final nos projetos, e agora falando da Internet, e isso força uma parcela das empresas a reverem seus custos, e conseqüentemente queimando etapas do desenvolvimento.

Por hora o planejamento, que quando bem feito pode totalizar até mais de 70% do tempo de execução total de um projeto, fica comprometido. E comprometido ficam os trabalhos. Neste caso a qualidade cai, ainda mais.

Peço aos colegas forçarem o retorno das etapas e a valorização do profissional desta área, outrora mais valorizado e hoje menosprezado. Parece-me que toda a discussão que temos feito nos últimos meses, em torno do nosso mercado, merece o respeito e a manutenção da integridade e qualidade dos projetos em desenvolvimento, e aqueles que ainda estão por vir.

Fica o pedido e o alerta. Mostremos aos nossos clientes a diferença entre o nosso planejamento e a execução afoita dos nossos concorrentes. Seja feita a devida valorização da nossa espécie.

Ainda, o próprio planejamento precisa estar ligado à execução e o controle final do projeto. Vamos nos adequar e utilizar as ferramentas adequadas e as métricas necessárias para demonstrar aos verdadeiros clientes o quão gratificante pode ser o projeto bem executado, e o quanto de retorno REAL ele pode trazer à organização.

Respeite o seu projeto, ele merece a sua melhor gestão!

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *