Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

A satisfação e o planejamento

Tenho verificado nos últimos tempos, em função de diversos fatores, o aumento desordenado de projetos entrando em fase de execução, sem que todas as premissas do bom planejamento tenham sido sequer lembradas. E isso em vários tipos de empresas com as quais me relaciono, de desenvolvimento, fornecedores de infra-estrutura e outros.

Ainda é fato que os consumidores (as empresas tem dois tipos de público, clientes e consumidores) tem forçado sobremaneira a redução do investimento final nos projetos, e agora falando da Internet, e isso força uma parcela das empresas a reverem seus custos, e conseqüentemente queimando etapas do desenvolvimento.

Por hora o planejamento, que quando bem feito pode totalizar até mais de 70% do tempo de execução total de um projeto, fica comprometido. E comprometido ficam os trabalhos. Neste caso a qualidade cai, ainda mais.

Peço aos colegas forçarem o retorno das etapas e a valorização do profissional desta área, outrora mais valorizado e hoje menosprezado. Parece-me que toda a discussão que temos feito nos últimos meses, em torno do nosso mercado, merece o respeito e a manutenção da integridade e qualidade dos projetos em desenvolvimento, e aqueles que ainda estão por vir.

Fica o pedido e o alerta. Mostremos aos nossos clientes a diferença entre o nosso planejamento e a execução afoita dos nossos concorrentes. Seja feita a devida valorização da nossa espécie.

Ainda, o próprio planejamento precisa estar ligado à execução e o controle final do projeto. Vamos nos adequar e utilizar as ferramentas adequadas e as métricas necessárias para demonstrar aos verdadeiros clientes o quão gratificante pode ser o projeto bem executado, e o quanto de retorno REAL ele pode trazer à organização.

Respeite o seu projeto, ele merece a sua melhor gestão!

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *