Bem, virei fã da Nokia no século passado. Para quem tinha um PT550 passar para o Nokia 6120 foi praticamente a mesma coisa que trocar o XT por um 486, mas enfim, achava os finlandeses o máximo. Isso foi até receber o meu N85 uns meses atrás e assistir a palestra do Edmar Bulla no FIC, Fórum de Internet Corporativa.
Não pelo Edmar, palestra legal, mas pela Nokia mesmo, que agora é uma empresa de Internet, não uma empresa de telefonia. Pois é, mas com tanta coisa que não funciona no meu aparelho, tanta coisa que não funciona nos sites da Nokia, comunidades que mudam de nome, agora é Ovi pra cá, Ovi isso, Ovi aquilo.
Para empresa de Internet vai ter que trabalhar mais pesado, pois a coisa toda é mais ou menos assim, algumas dezenas de sites distribuídos mundo afora, que infelizmente não são integrados, independente de acessar via PC ou via telefone, triste mesmo. Nem vou falar dos mapas, mesmo adquirindo a Navteq em 2007, parece que a atualização dos mapas ficou parada no século passado, Torres tem uma dúzia de ruas e avenidas apenas…
Mas isso eu resolvi, só instalei o Google Maps. Talvez fosse mais barato ter licenciado o uso dos mapas deles né? Mas isso fica para as cabeças pensantes da Nokia.
Mas e o Pierre Lévy o que tem a ver com as calças? Bom, ele era a atração principal do FIC, achava que ele era o meu bruxo desde quando li um livro dele em 1997 e descobri que ele era um filósofo que sabia muito de web, cibercultura e ciberespaço. Mas a palestra toda em francês quase chorei… Tá, tinha tradução sim. Mas poucos dias depois o cara dá uma ótima entrevista ao G1, tudo em inglês! Pô, sacanagem. Mas eu admiro tanto esse francês que vive no Canadá que coloco o link da entrevista aqui para vocês.
E finalizo esse dizendo que eu to de olho na Motorola de novo. A Nokia que se cuide…