Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto e corredor muito muito amador.

A Internet Legal

Como pesquisador e interessado na área, a muito tempo venho colecionando livros, artigos e publicações que falam desse assunto, a legislação que controla (ou que deveria controlar) a Internet no Brasil e no exterior.

Mas é fato, desde 1995 até agora muita coisa mudou, muito do que foi escrito não vale mais e muita coisa nova apareceu. Porém, lembro que estudar esse assunto não é coisa para advogado apenas. É preciso conhecer o terreno onde trabalhamos, e todos os impactos que qualquer tipo de legislação exerce sobre ele.

Se você trabalha na área ou pensa em legislar a respeito, recomendo um livro novo, de Omar Kaminski, chama “Internet Legal – O direito na tecnologia da informação. Doutrina e Jurisprudência”, da editora Jurá (que tem site e vende online também).

A linguagem dos textos coletados é muito acessível, transmite uma idéia precisa sobre diversos aspectos legais no que se refere à Internet. Ainda, contando com a ajuda de mais de 30 colaboradores de extrema qualificação e conhecimento de causa, o trabalho de Omar chega a empolgar durante a leitura.

Tudo o que foi publicado no livro se refere a casos, fatos e trabalhos, logo a aplicação prática de quem vivenciou os mesmos.

Ainda em tempo, antes de finalizar esta coluna, contactei o autor, que me informou que a promoção sobre o preço de capa do livro acabou, mas quem enviar um e-mail para [email protected] citando o nome do Omar, vai ganhar um desconto especial de 40% sobre o valor de capa.

Eu não sou parente e nem comissionado do Omar, mas me senti na obrigação de compartilhar com vocês o que li. A obra realmente é muito boa. Para finalizar, conheci o Omar Kaminski através da lista que participamos em conjunto referente a portar a licença do Creative Commons para o Brasil. Mas isso é assunto para uma próxima coluna.

Share

Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS.Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total).Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil aforaMais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa.Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos.Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você.Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *