A importância da base de e-mails, ou se preferir, da sua lista de e-mails, ou de fazer email marketing, é simplesmente porque é a coisa mais simples e barata que você pode fazer, e obter os melhores resultados, com as melhores taxas, e o maior ROI.
É de fato como você vai vender mais e ganhar mais dinheiro!
Que isso fique muito claro para você, se ainda tiver algum tipo de restrição, ou se ainda não tiver começado a construção da sua base.
Simplesmente comece
Eu não creio que seja necessário lembrar porque você deveria estar construindo sua base desde o instante zero, desde que abriu o seu negócio, desde que montou o MVP, desde que começou a postar seus textos no seu blog pessoal, a lista é o seu ativo mais valioso e importante.
Se não começou ainda, parabéns, pois você começará hoje mesmo!
Motivos para criar sua lista de e-mails
- É o maior ROI (retorno sobre o investimento) que você vai ter por muito tempo, cerca de 122% sobre cada dólar gasto. E sim, esse dado é da DMA, Direct Marketing Association, você pode conferir;
- Você tem uma probabilidade 6X maior de receber um clique num e-mail enviado do que numa postagem em redes sociais;
- Um assinante de uma lista, ao receber um e-mail seu, está muito propenso a compartilhar o seu conteúdo;
- O e-mail é muito direcionado e facilmente segmentável;
- A lista pode e deve ser construída e mantida ao longo da vida (a sua ou do seu negócio);
- Existem mais contas de e-mails do que habitantes na Terra;
- O email marketing supera os anúncios pagos e mídias sociais em pelo menos 4X;
- Ajuda a divulgar o seu conteúdo, do blog, dos seus produtos e serviços, diretamente a quem interessa, clientes ou prospects;
O que é importante ao construir a lista?
- Os pontos de contato, ou opt-in, faça adequadamente em todos os locais possíveis;
- A ferramenta de coleta de e-mails, se for a mesma que vai fazer os envios, preferencialmente faça double opt-in para ter uma lista validade desde o princípio;
- Não abuse demais dos pop-ups invasivos;
- Respeite a privacidade e faça os descadastros imediatamente;
- A empresa que vai enviar seus e-mails deve ter uma boa reputação;
- Faça tudo direito e não terá problemas!
- Pense que você tem 50.000 seguidores no Facebook e mais 15.000 no canal do YouTube. Amanhã Facebook e YouTube resolvem fechar as portas, e aí?
Mantenha a lista viva
- Faça envios periódicos;
- E-mails envelhecem a uma taxa de 25% ao ano;
- A qualidade da lista é dependente da qualidade do que você enviará;
- Sempre pense nos usuários de dispositivos móveis, seus templates tem que ser responsivos;
- Nunca compre ou empreste e-mails, se não se cadastraram no seu site, nem deveriam estar na sua lista;
- Se for importar dados do seu sistema legado, tenha certeza de pedir opt-in para todos e-mails antes de começar a enviar;
Só isso? Claro que não, isso aqui é para instigar você a começar, na verdade espero ter deixado essa intenção bem clara.
Existem sim outras técnicas e abordagens que você poderá utilizar.
Para começar a sua lista, se tiver um negócio físico pode começar a pedir o cadastro dos seus clientes, simples assim, ofereça um brinde ou algo em troca.
Todas as técnicas, online e offline são válidas, mas respeite o sistema, faça double opt-in, garanta que não vai ter e-mails inválidos ou spamtraps quando for fazer seus envios.
Quer se aprofundar no assunto de maneira facilitada? Dê uma olhada no meu curso de email marketing e no meu livro de email marketing!