Gustavo Tagliassuchi
Estudioso da web e seus desdobramentos, nerd, micreiro, pai dedicado de três filhos (um é peludo), marido esporádico, empreendedor, especialista em desenvolvimento de software para web, pesquisador, escritor, professor, marketeiro digital, blogueiro, apreciador de cervejas artesanais, admirador do WordPress, co-organizador dos Meetups de WordPress em Porto Alegre, organizador do WordCamp Porto Alegre 2019 e co-organizador em 2018 e 2017, ouvinte das músicas dos anos 80, sobrevivente do colesterol alto, corredor muito muito amador e sócio da Agência Dupla.

A importância da base de e-mails

A importância da base de e-mails

A importância da base de e-mails, ou se preferir, da sua lista de e-mails, ou de fazer email marketing, é simplesmente porque é a coisa mais simples e barata que você pode fazer, e obter os melhores resultados, com as melhores taxas, e o maior ROI.

É de fato como você vai vender mais e ganhar mais dinheiro!

Que isso fique muito claro para você, se ainda tiver algum tipo de restrição, ou se ainda não tiver começado a construção da sua base.

Simplesmente comece

Eu não creio que seja necessário lembrar porque você deveria estar construindo sua base desde o instante zero, desde que abriu o seu negócio, desde que montou o MVP, desde que começou a postar seus textos no seu blog pessoal, a lista é o seu ativo mais valioso e importante.

Se não começou ainda, parabéns, pois você começará hoje mesmo!

Motivos para criar sua lista de e-mails

  • É o maior ROI (retorno sobre o investimento) que você vai ter por muito tempo, cerca de 122% sobre cada dólar gasto. E sim, esse dado é da DMA, Direct Marketing Association, você pode conferir;
  • Você tem uma probabilidade 6X maior de receber um clique num e-mail enviado do que numa postagem em redes sociais;
  • Um assinante de uma lista, ao receber um e-mail seu, está muito propenso a compartilhar o seu conteúdo;
  • O e-mail é muito direcionado e facilmente segmentável;
  • A lista pode e deve ser construída e mantida ao longo da vida (a sua ou do seu negócio);
  • Existem mais contas de e-mails do que habitantes na Terra;
  • O email marketing supera os anúncios pagos e mídias sociais em pelo menos 4X;
  • Ajuda a divulgar o seu conteúdo, do blog, dos seus produtos e serviços, diretamente a quem interessa, clientes ou prospects;

O que é importante ao construir a lista?

  • Os pontos de contato, ou opt-in, faça adequadamente em todos os locais possíveis;
  • A ferramenta de coleta de e-mails, se for a mesma que vai fazer os envios, preferencialmente faça double opt-in para ter uma lista validade desde o princípio;
  • Não abuse demais dos pop-ups invasivos;
  • Respeite a privacidade e faça os descadastros imediatamente;
  • A empresa que vai enviar seus e-mails deve ter uma boa reputação;
  • Faça tudo direito e não terá problemas!
  • Pense que você tem 50.000 seguidores no Facebook e mais 15.000 no canal do YouTube. Amanhã Facebook e YouTube resolvem fechar as portas, e aí?

Mantenha a lista viva

  • Faça envios periódicos;
  • E-mails envelhecem a uma taxa de 25% ao ano;
  • A qualidade da lista é dependente da qualidade do que você enviará;
  • Sempre pense nos usuários de dispositivos móveis, seus templates tem que ser responsivos;
  • Nunca compre ou empreste e-mails, se não se cadastraram no seu site, nem deveriam estar na sua lista;
  • Se for importar dados do seu sistema legado, tenha certeza de pedir opt-in para todos e-mails antes de começar a enviar;

Só isso? Claro que não, isso aqui é para instigar você a começar, na verdade espero ter deixado essa intenção bem clara.

Existem sim outras técnicas e abordagens que você poderá utilizar.

Para começar a sua lista, se tiver um negócio físico pode começar a pedir o cadastro dos seus clientes, simples assim, ofereça um brinde ou algo em troca.

Todas as técnicas, online e offline são válidas, mas respeite o sistema, faça double opt-in, garanta que não vai ter e-mails inválidos ou spamtraps quando for fazer seus envios.

Quer se aprofundar no assunto de maneira facilitada? Dê uma olhada no meu curso de email marketing e no meu livro de email marketing!

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Gustavo Tagliassuchi

Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.

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