A especialização e o generalista

Certa vez discutia com um amigo, que trabalha em uma multinacional, fabricante de computadores e assemelhados, que desde quando ele tinha trabalhado comigo muitas coisas tinham acontecido (ele trabalhara para mim há uns 5 anos) e que neste meio tempo consegui fazer inúmeros cursos e inclusive me formei.

Então ele me pergunta especificamente em que eu era especialista, e a grande verdade é que eu não sou especialista em nada. Me considero um generalista, com algumas especializações, devido ao simples fato de executar e gostar mais de algumas áreas da tecnologia do que outras, e também que a experiência adquirida me agregou valioso conhecimento em diversas áreas.

Então, seguindo o raciocínio, fica muito complicado explicar exatamente em que eu acreditava que dominava melhor, mas isso não quer dizer que sou superficial em todas as áreas do conhecimento.

Até para recusar algumas ofertas é preciso pensar da maneira adequada. Mas não considero que tenha me tornado um generalista em vão, e também nesse período treinei diversos generalistas (alguns estão no exterior neste momento, outros trabalhando em ótimas empresas) então creio que eu (e este excelente pessoal) estamos mais aptos a trabalhar e pensar num espectro maior dentro de nossas áreas de conhecimento.

Vale então se especializar quando for necessário!

Imagem padrão
Gustavo Tagliassuchi
Eu sou Gustavo Tagliassuchi, minha formação é em tecnologia em informática, me especializei em desenvolvimento de software para a web, mas minha experiência profissional desde a década de 90 inclui editoração eletrônica, gráficas, desenvolvimento de aplicativos multimídia multi-plataforma, produzi muito CD-ROM, quiosques multimídia, fui o primeiro desenvolvedor da Apple no RS. Trabalhei em provedores de acesso à Internet, em algumas agências e também criei algumas delas (4 no total). Ajudei a fundar a AGADi que posteriormente virou ABRADi e se multiplicou Brasil afora Mais recentemente ainda fui sócio de uma empresa de e-mail marketing e monitoramento de mídias sociais, onde desempenhei diferentes atividades, como responsável pelo desenvolvimento de ferramentas oferecidas em padrão SAAS, fui responsável pelo suporte e atendimento de uma rede de mais de 18.000 marcas entre clientes diretos, canais e parceiros, além de dar apoio ao marketing digital da empresa. Mas isso tudo não importa, o que importa é que eu nunca deixei de fazer web sites, atender clientes de todos os tipos e portes, e ajudar amigos e parceiros a utilizar melhor a Internet e a melhorar a qualidade dos serviços que prestavam, e até a criar produtos e escalar os mesmos. Então, até influenciado por alguns deles, resolvi criar alguns cursos e transformar este conhecimento que adquiri em algo interessante para você. Não vou vender nenhuma fórmula mágica, não garanto que ninguém vá ficar milionário da noite para o dia, mas eu acredito que consigo acrescentar alguma coisa da experiência que adquiri nesses últimos 26 anos para ajudar você a melhorar e a solucionar alguns problemas dos seus clientes, vou lhe ajudar a fazer a diferença na vida dos seus clientes.
Artigos: 549

Deixar uma resposta

Translate »