Atualizei o Windows 10 e os drives da rede ficaram inacessíveis

Se você atualizou o Windows 10 e seus drives da rede, aqueles que você mapeia da mesma forma há 30 anos, deixaram de funcionar, seja bem vindo ao clube. Vou te ajudar.

Eu sempre ajudei o Bill, que é um cara legal, mas nesses últimos 90 dias estou realmente chateado com a Microsoft.

Eu só utilizo softwares originais desde o século passado, principalmente o Windows e o Office. Desta vez não só perdi o acesso aos drives da rede no escritório, como também perdi em casa, meu storage embora online, pingável e acessível pelo navegador, totalmente inacessível pelo Windows Explorer.

Até identifiquei as atualizações KB 3185614 e KB 3193494 e as desinstalei. Demorei para encontrar o aplicativo que tive que baixar da Microsoft para “esconder” tais atualizações, e mesmo assim em casa o Windows conseguia reinstalar novamente ambas.

Até que lá pelas tantas chegou a dar pau no meu Windows. Chorei a cada boot, não teve jeito, tive que recuperar o Windows.

Não perdi nenhum arquivo pessoal, embora tenha tido que reinstalar todos aplicativos novamente. Achei até elegante o arquivo “aplicativos removidos” que a Microsoft deixou no desktop, mas mais elegante deveriam ser as atualizações e os seus testes né?

Enfim, só consegui resolver o problema após quase 90 dias de muito sofrimento e pesquisas, descobri coisas novas, como isso aqui, Gerenciador de Credenciais do Windows, vá no Painel de Controle e na busca digite credenci e você vai encontrar:

gerenciador de credenciais do windows

Basicamente você insere o drive da rede (o IP), e um usuário e senha. Em casa no meu storage eu tinha um usuário e senha que eu defini, e foi o que utilizei. No escritório além do IP tinha o nome do mapeamento, que adicionei depois do IP em uma \ e o nome de usuário admin e nenhuma senha.

gerenciador_de_credenciais_do_windows2

Funcionou. Até fica o X ainda mas é só acessar que vai. Sabem, deve ser algo mais seguro, mas ninguém lá se liga em AVISAR os usuários que fazem a mesma coisa há 30 anos?

Outra coisa que resolvi fazer com a resintalação foi testar novamente aquele OneDrive onde tenho 1TB e não uso, porque era muito lento, muito muito lento. Bem, depois de 5 anos, continua muito muito lento, lento demais.

Ao invés de comprar o LinkedIn poderiam ter comprado o Dropbox ou o pessoal da Datto Drive, que também é muito bom! Uso ambos e recomendo muito.

De qualquer forma vamos ver o lado bom, pelo menos escrevi alguma coisa aqui, se ajudou você comente e compartilhe.

Receba minha newsletter

Coisas fantásticas aqui do blog!

6 meses ago

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *