Funcionalidade e Usabilidade
Penso que nos dias de hoje ainda falta um pouco de tato para os desenvolvedores (de software e de produtos) para melhorarem a usabilidade – facilidade de utilização – e a funcionalidade de seus produtos.
É claro que avanços como o das interfaces de telefones celulares e de dispositivos pessoais como palmtops e PDAs em geral merecem destaque, pois lembro bem em 1998 quando começaram os testes com envio de mensagens SMS, e numa mesa de negociações com empresários, um deles falou: Quem é o maníaco que vai ficar escolhendo letras pra mandar uma mensagem nessa telinha desgraçada? Bem, de acordo com a Telemóvel, neste ano cerca de 200 a 250 bilhões de mensagens SMS serão enviadas.
Não que as telinhas tenham ficado maiores ou teclados tenham sido acoplados aos telefones (embora sim em alguns casos), mas tudo isso se deve a usabilidade e funcionalidade dos dispositivos, seus sistemas operacionais e seu design.
Quero dizer com isso que muito pode se fazer quando se pensa em quem vai utilizar determinado produto ou serviço. Como no caso de um site, que o designer insiste em utilizar aquelas minúsculas fontes em tamanho de 8 pixels, mesmo sabendo que o público que vai utilizar é de executivos na faixa dos 45-60 anos.
Via de regra pode ainda afirmar que é possível trabalhar melhor a usabilidade de seu produto ou serviço, agregando realmente o valor que é necessário para que seus usuários (aqueles que pagam a conta) sintam a diferença, e o seu departamento financeiro também.
Quer saber mais? Me pergunte agora ou cale-se!
